Península de Setúbal lança a marca "Castelão Extreme" para preservação de vinhas velhas
A Comissão Vitivinícola Regional da Península de Setúbal (CVRPS) lançou a categoria "Castelão Extreme" para valorizar as vinhas antigas da casta Castelão
A Comissão Vitivinícola Regional da Península de Setúbal (CVRPS) lançou a categoria "Castelão Extreme" para valorizar as vinhas antigas da casta Castelão, que no país ocupa atualmente 9.159 hectares, dos quais 40% estão na Região da Península de Setúbal, o que a torna a casta dominante na região.
Foto: CVR Peninsula de Setúbal
Um inventário recente identificou 342 áreas de vinhas velhas de Castelão, com mais de 40 anos, na Península de Setúbal. Somam um total de 600,28 hectares, representando 16% do Castelão da região. Esta nova marca coletiva servirá para proteger este importante património vitivinícola.
Os vinhos "Castelão Extreme", certificados pela CVRPS e AVIPE, estarão disponíveis em breve. Conforme as regras, apenas vinhos 100% Castelão “provenientes de parcelas inteiramente plantadas com esta casta poderão ostentar a marca”. Os vinhos devem passar por um período mínimo de 36 meses de estágio, incluindo pelo menos 12 meses em garrafa.