Queijo de ovelha da Quinta do Pomar é eleito o "Melhor do Planeta"
O queijo de ovelha amanteigado da Quinta do Pomar foi eleito o melhor queijo do ‘World Cheese Awards 2024’, evento ocorrido em Viseu.
O queijo de ovelha amanteigado da Quinta do Pomar, produzido em Portugal com leite de ovelha cru e coalho de cardo, foi eleito o melhor queijo do planeta nos ‘World Cheese Awards 2024’, evento que ocorreu pela primeira vez em Portugal, na cidade de Viseu.
Após a avaliação de 4.786 queijos de 47 países, o Queijo de Ovelha Amanteigado da Quinta do Pomar ficou em primeiro lugar nos prémios, que se realizaram na cidade de Viseu, no centro de Portugal, recebendo a maior pontuação de um júri de 240 especialistas de 40 nacionalidades.
Ao apresentar o queijo na fase final de avaliação, o autor e especialista Patrick McGuigan afirmou: "O coalho de cardo dá ao queijo uma maravilhosa decomposição, tornando-o muito pegajoso e amanteigado, mas também se obtém um agradável amargor herbal destes queijos. Este é realmente um bom exemplo desse equilíbrio".
Foto: @ Instagram Quinta do Pomar
O triunfo da Quinta do Pomar foi o grande final do World Cheese Awards, realizado pela 36ª vez pelos organizadores do Guild of Fine Food - mas a primeira vez em Portugal.
Falando em zoom para a audiência ao vivo nos prémios, a queijeira Sonia Marroyo disse que estava a sentir "muita emoção" e disse que era "realmente muito importante" que o queijo ganhasse no evento realizado tão perto da localização da empresa. Ela acrescentou: "Foi um grande esforço de equipa e muito trabalho duro. É muito importante".
Durante três horas, os queijos distribuídos por 104 mesas foram avaliados pelos juízes em grupos de dois ou três. Os pontos foram atribuídos com base no aspeto, aroma, textura, sensação na boca e sabor, sendo a contagem equivalente a uma medalha de bronze, prata, ouro ou nenhuma medalha.
Cada grupo de jurados elegeu então um "Super Ouro" para a sua mesa, que foi levado perante um super júri de figuras de destaque no mundo do queijo - incluindo o presidente da Guilde Internationale des Fromagers de França, Roland Barthélémy, o diretor de desenvolvimento e inovação de produtos alimentares do Whole Foods Market, Joey Wells, e a autora e retalhista de queijos turca Neşe Biber - que reduziu os 104 queijos a 14.
O Super Júri sentou-se então com os anfitriões do painel, Nigel Barden, Leyla Kazim e Patrick McGuigan, para eleger o melhor queijo, pontuando cada um dos 14 queijos numa escala de 7.
Manuel Maia, que defendeu o queijo perante o painel de juízes do Super Júri durante a final dos prémios, elogiou o equilíbrio do queijo vencedor. "É uma combinação sublime de proteína e gordura", disse, acrescentando mais tarde: "Este queijo é um ícone, é como a nossa Torre Eiffel."
O diretor da Guild of Fine Food, John Farrand, afirmou "Os produtores de queijo portugueses orgulharam-se do seu país. O nosso queijo “Campeão do Mundo” é típico da região centro de Portugal, extraordinário pelo facto de ser feito com cardo (coalho de cardo) em vez de coalho convencional. É a prova de que talvez o queijo seja melhor apreciado perto de casa, abraçando o terroir. Há um toque encantador no facto de a queijeira, Sonia, ser espanhola, vivendo e fazendo queijo em Portugal."
Noticia original aqui